top of page

Fases de um Projeto

Atualizado: 29 de jan.

Um projeto é um plano para a realização de um ato, que pode ser um produto, serviço ou resultado exclusivo, e que é temporário, ou seja, tem um início e um fim definido. O projeto pode ser um esboço, uma redação provisória de uma medida qualquer que seja realizada no futuro, e pode ser utilizado em diversas áreas, como na construção civil, na tecnologia, na educação, entre outras. Um projeto pode ser composto por diversas fases, que podem variar de acordo com a metodologia utilizada, mas que geralmente inclui a iniciação, o planejamento, a execução, o monitoramento e controle e o encerramento.


Auditoria Operacional
Finanças e Investimentos

Fases do projeto



De acordo com os resultados da pesquisa, a sequência de um projeto pode variar de acordo com a metodologia utilizada, mas geralmente é composta por cinco fases principais, que são:

  1. Iniciação: fase inicial do projeto, em que o gestor analisa o projeto como uma visão macro, define os objetivos, identifica as necessidades e as previsões, além de definir o gerenciamento de qualidade, dos recursos humanos, das comunicações, de risco, das aquisições e das partes interessadas.

  2. Planejamento: fase em que o projeto é detalhado, definindo atividades, prazos e pessoas de modo pontual. É nessa fase que é feita uma análise quantitativa e qualitativa dos riscos e que o plano de projeto é criado.

  3. Execução: fase em que tudo o que foi planejado é colocado na prática. O gestor precisa reunir sua equipe e fazer o seu gerenciamento enquanto ela executa as tarefas, mantendo-se fiel ao planejamento.

  4. Controle: fase em que o projeto é monitorado e controlado para garantir que ele esteja dentro do escopo, do cronograma e do orçamento definido. É nessa fase que são feitas as correções necessárias para manter o projeto no caminho certo.

  5. Encerramento: fase final do projeto, em que ele seja entregue e documentado corretamente. É nessa fase que é feita uma revisão geral do projeto para garantir que tudo o que foi planejado foi feito e que nenhum elemento foi perdido no meio dos processos. Além disso, é interessante fazer uma análise dos erros e acertos, pois as lições podem ser aprendidas e os processos aprimorados, possibilitando execuções mais assertivas no futuro.

É importante lembrar que a sequência de um projeto pode variar de acordo com a metodologia utilizada e que existem outras fases e etapas que podem ser incluídas, dependendo do projeto em questão.



O que é uma EAD




EAP é a sigla para Estrutura Analítica do Projeto, também conhecida como Work Breakdown Structure (WBS) em inglês. É uma ferramenta de gerenciamento de projetos que organiza o escopo do projeto de forma visual, hierárquica e em partes menores, para facilitar o gerenciamento das entregas.


O EAP é fundamental para garantir que todo o trabalho do projeto seja mapeado e controlado, e é utilizado para promover uma visão comum do trabalho do projeto, entregar a linha de base do escopo, controlar o andamento do projeto, atualizar documentos anteriores e apoiar outros processos de gerenciamento de projetos, como estimar custos, planejar recursos e identificar riscos.


O EAP é diferente do cronograma do projeto, que é uma representação gráfica do tempo necessário para concluir cada atividade do EAP. Um EAP deve conter tudo o que está discriminado na declaração do escopo do projeto e servir como um guia para a elaboração do cronograma e estimativa de custos.


Para criar um EAP, é preciso primeiro saber o que incluir nela. Um EAP deve incluir os seguintes itens:4

  • Entregáveis ​​do projeto

  • Subentregáveis

  • Tarefas

  • Marcos

  • Responsáveis

  • Prazos

  • Orçamentos

Além disso, é necessário montar um dicionário do EAP, que é uma tabela que descreve os pacotes de trabalho, seus responsáveis ​​e critérios de acessibilidade. Essa ferramenta ajuda a complementar a estrutura analítica do projeto, pois traz informações que não poderiam ser incluídas no EAP1246.O EAP é uma importante ferramenta de gestão de projetos que tem como objetivo principal organizar as etapas de elaboração de um produto ou serviço final. Por ser formatado em diagrama, tem o benefício principal de ser de fácil visualização para todos os colaboradores5. Quando se trabalha com frequência num mesmo tipo de projeto, é possível evoluir a EAP e transformar esse modelo, o que tornará novos projetos muito mais rápidos, pois teremos um modelo de estrutura analítica de projeto, de cronograma, de previsão de recursos e durações, tudo padronizado, algumas etapas economizadas, bastando uma adequação e revisão a cada projeto1. Reescrever




TRILHA DE CONHECIMENTO


Manuais, Guias e Orientações:

  • DJS Blog / "Finanças e Investimentos: o que é preciso saber" / Artigo / djalmapimentel.com.br.


Legislação e Normativos:

  • Lei Federal nº 13.874/2019 - Institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica [...].



Outras Publicações:

  • Blog DJP - Trilha de Economia e Negócios




PUBLICIDADE








Comentários


bottom of page